quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um Poema Para Você



Tua voz é musica para meus ouvidos
Teu perfume é uma coberta para meu corpo
Teu sorriso é paz para minha alma
Como pode alguém tanto dano causar?

O tempo e a distância tentam de mim te afastar
Mas o destino teima em nos aproximar
E como uma faísca em folha seca
Faz meu coração incendiar

Brigo com meu coração que em chamas está
Procuro outros horizontes para a queimadura amenizar
Mas o cruel destino é como um abano que põe as chamas a vibrar

Foge meu coração desse fogo abrasador
O tempo e a distância logo logo põe suas armas a lutar
E novamente longe de mim ele vai ficar.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fuga da Realidade


Era tarde, por volta das 15 horas, e ela estava lendo um livro. Se a perguntassem que livro estava lendo, qual o assunto abordado ela não saberia responder, pois lia apenas mecanicamente. De repente começou a relembrar aquela cena. Aquela cena que nunca iria esquecer.
Ela, no sofá, lendo as últimas notícias da cidade e ele sentado à mesa tentando terminar um trabalho que parecia não ter fim. Ela suspirava, já havia lido o jornal umas três vezes. Ora intercalava sua atenção nas notícias, ora nele estressado e irritado com o tal trabalho. Lá fora uma negra nuvem cobria a cidade e ventos fortes movimentavam as arvores na entrada da casa, fazendo roçarem as folhas na janela. Ela mais uma vez suspirara e tornou a olhar para ele. Começou a chover e só em imaginar as gotas de água caindo sentiu um arrepio em seu corpo e tornou a olhar para ele.
Irritado como estava, ela não ousava pronunciar uma sequer palavrinha em sua direção. Fingindo, ainda, ler o jornal; encolheu-se no sofá; sentada, praticamente, sobre as pernas. Ele já não aguentava mais, desejava deixar aquele trabalho de lado, ora por ora parava de digitar seja lá o que estava digitando e passava as mãos pela cabeça, roçava os olhos com as mãos, fechava-os e os abria de vez em quando e por um instante olhou para ela encolhida no sofá lendo aquele jornal interminável. Depois fixou seu olhar na janela, observou as gotas caindo lá fora e sentiu um friozinho. Aquele tempo fechado convidava a deitar, a ficar quieto enrolado no cobertor ou...
Bem... Ele nem queria pensar! Tornou a olhar para o monitor e a digitar. Ela não havia percebido essa pausa que ele fizera, tão pouco que ele a olhara.  Hesitou em levantar-se e ir para seu quarto; deixá-lo ali com seu trabalho. Mas com um gesto brusco, que o fez parar de digitar e se voltar para Ela, largou o jornal no chão e dirigindo-se até ele pronunciou as seguintes palavras:
“Dane-se esse trabalho!”
Aproximou-se dele, que ainda estava sentado olhando-a incrédulo, e girou a cadeira de forma que ela ficasse encarando-o. Sentou-se em suas pernas e o beijou de forma, quase que, faminta e o intimou a correspondê-la. Ele nada pode fazer a não ser corresponder. Desejava aquela mulher e tudo que ele queria estava ali, preso a ele, lábios contra lábios, cochas contra cochas.
Ele levantou-se com ela ainda em seus braços e dirigiu-se para aquele mesmo sofá, que minutos antes ela estava a suspirar. Beijava-a loucamente como se fosse o ultimo beijo de sua vida, abraçava-a e sentia o perfume que transbordava de seu corpo. Disse para si mesmo: “Dane-se o trabalho!”.
Deitou-a no sofá e... Continuou suas caricias e a amou ali mesmo, em uma tarde coberta por aquela nuvem negra que fazia cair a água mais gelada que seus corpos poderiam imaginar.
Não quiseram de mais nada saber, nem jornal, nem trabalho. Tudo que importava era aquele restante de tarde em que estavam ali, agarradinhos, se amando, se aquecendo e curtindo o barulho que a chuva fazia lá fora. Era como se aquela chuva vibrasse pela vitoria de ambos e ela pensou: “Se a mulher não ousar; perde muitos prazeres na vida!”. Provara ela que tal frase era a mais pura verdade e ria silenciosamente ao abraçá-lo, ao beijá-lo no pescoço e sentia-se completa e maravilhada com tamanha façanha.  
Trim. Trim.
Alguém na porta a chamava. Ela acordou de sua lembrança. Balançou a cabeça e percebeu que já estava na metade do livro e não sabia o que lera. Ficou tão presa a tal lembrança de um momento que nunca acontecera, mas sim de uma lembrança que ela desejava que um dia fosse acontecer.  Balançou a cabeça e foi atender a porta. Tinha que parar com esses devaneios, com esses momentos de pura fuga de sua realidade. Pensava em quanto se dirigia à porta.

 A.R.MORAES

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Para não esquecer



Estava encostada na janela e olhava as nuvens que se preparavam para deixar cair gotas de água sobre o solo que ela se encontrava. O dia começava a tornar-se noite. E ela começou a lembrar de seu passado. Ao lembrar-se dos bons momentos, se mal dizia por ter tornado-se adulta.  Lembrou-se das brincadeiras com os irmãos e vizinhos quando a chuva caia, de nada tinha medo. Corria na chuva, brincava do pega-pega, do se esconde... Mas do que mais gostava era de fazer barquinhos de folha de caderno e soltar nas pequenas correntezas que a água fazia no solo. Parecia real. Era como se ela estivesse mesmo dentro do barquinho navegando por mares nunca dantes navegados. Imaginava as mais belas aventuras e até apostava, com os irmãos e amigos, que seu barquinho de papel seria o último a afundar.
Os trovões e raios não assustavam; doenças também não a faziam temer. E o frio... Ah o frio... Era maravilhoso. E hoje, já adulta, tudo era diferente. Passou a correr, não para a chuva, mas para longe dela, como se ela fosse a morte. Passou a se esconder dentro de casa, na cama, debaixo dos cobertores como se uma gota fosse lhe causar um grande dano. E tudo era motivo de resfriado, de doenças. Pensava que se caísse na chuva os vizinhos a chamariam de doida, sem noção...
Fechou os olhos e ficou a imaginar os bons tempos que não voltam mais. Quis por um momento repetir as mesmas coisas que fazia quando ainda era criança e não se importava com que os outros iriam dizer... se ficaria doente ou não. Percebeu que ser adulta era ser fraca e não gostava da ideia de ser fraca.
A chuva já caia forte e bela. Mais parecia um chamado à aventura. Mas ela era fraca, era adulta. Não agira mais por emoção, tudo era decidido por meio da razão e ela sentiu raiva disso. Ao longe viu algumas crianças repetirem o mesmo que ela fazia, há anos atrás. E por um momento quase foi se juntar a eles, mas o medo e a razão a impedira de realizar seu desejo. Agonizava-se, pois a chuva já estava passando e com ela sua oportunidade de tornar a ser criança. Olhou para as casas dos vizinhos e percebeu que todos estavam trancafiados em suas residências, com medo de uma das mais belas obras de Deus.
Decidira. Iria sim cair na chuva. Rasgou uma folha de seu caderno e fez um barquinho semelhante ao de quando era criança. Suas mãos já não eram tão hábeis, mas ficou feliz por não ter esquecido como fazê-lo. Abriu a porta e desconfiadamente saiu na tentativa de soltar seu barquinho e correr atrás dele até onde fosse possível. Sentiu um frio arrepiar-lhe o corpo, quase desistiu, mas continuou firme em sua decisão. Sentiu as gostas caírem sobre sua cabeça. Ergueu o rosto e pode sentir uma caricia da chuva que parecia agradecer por ela ter tornado a ser criança. Viu-se como nos anos passados. Rodopiava de braços abertos, olhos fechados e rosto erguido ao céu. Agradecia, silenciosamente, por aquele momento. Correu e logo à frente encontrou uma maravilhosa correnteza e soltou seu barquinho que já estava bem molhado. Seguiu até onde não pode mais. Deixou-o ir e com ele todas as suas lembranças de quando era criança. Retornou. Com um sorriso alargando seu rosto olhou mais uma vez para o céu e deixou que a chuva acariciasse seu rosto mais uma vez. Sentiu-se bem.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um instante



Os dias passam tão depressa...
Confusões de pensamentos pairam sobre meu ser.
Turbilhões de imagens passam em minha frente.

Uma canção, meus ouvidos sentem.                                                          
São as batidas do meu coração,
Que ora acelera, ora quase não se sabe que ainda bate.

Sol que arde e faz sentir que ainda vive.
Chuva que molha e ameniza, suaviza...
Vento que sopra onde antes foi ferido,
Terra que piso e apoio sinto.

Vida tão bela e passageira.
Vida feita de momentos.
Vida bela...
Vida que vivo.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Um breve lembrar

Ao longe um som ...
E com ele uma lembrança,
Um cheiro de terra molhada,
E uma lagrima que corta meu rosto.

É a saudade ...
Amarga e cruel que fere a alma
Que faz querer voltar o tempo,
Mas se contenta em ter ao menos ... O que lembrar!!!